O Roadshow Visit Brasil é uma iniciativa da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) para promover os destinos turísticos do Brasil em cinco países da América do Sul. O evento ocorreu entre 19 e 27 de fevereiro, passando por Montevidéu (Uruguai), Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Lima (Peru) e Bogotá (Colômbia). O objetivo do roadshow era reunir operadores, agentes de viagens e profissionais de turismo para treinamentos, buscando expandir e fortalecer o conhecimento sobre a diversidade dos destinos oferecidos pelo maior país da região.

Os mercados regionais representam quase metade do total de turistas estrangeiros recebidos pelo Brasil em 2023, aproximadamente seis milhões de visitantes, recuperando assim os níveis pré-pandemia. Cerca de 2,9 milhões de turistas sul-americanos entraram no país no último ano, representando um aumento de 85% em comparação a 2022. Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destacou a importância da proximidade geográfica e cultural da América do Sul para acessar a diversidade dos destinos brasileiros, mencionando esforços para expandir a conectividade aérea e fortalecer as rotas terrestres.

A organização do evento ficou a cargo da empresa Expan Mais (http://www.expanmais.com.br), liderada por Jair Pasquini, que possui mais de 30 anos de experiência em eventos e rodadas de negócios, criando pontes entre o Brasil e os países da América do Sul. A expertise de Pasquini e sua equipe na condução de eventos internacionais foi fundamental para o sucesso do Roadshow Visit Brasil, garantindo a efetiva promoção dos destinos brasileiros e a criação de oportunidades de negócios entre os países participantes.

O evento contou com a participação de representantes de diversos destinos brasileiros, incluindo Ceará, São Paulo, Salvador e Bahia, Goiás, Belo Horizonte, São Luís, Alagoas, Pernambuco, Curitiba, Foz do Iguaçu e Paraná, além do Rio Grande do Norte. Operadoras brasileiras e redes de hotéis também colaboraram na ação.

Em 2023, os turistas internacionais que visitaram o Brasil deixaram um total de US$ 6,9 bilhões no país, superando em 1,5% a maior arrecadação do turismo internacional registrada em 2014, ano em que o país sediou a Copa do Mundo de Futebol. Este resultado histórico reflete o esforço do Brasil para recuperar seu destaque internacional, inclusive no turismo, com uma campanha focada na América Latina para promover o país como um destino diversificado e rico em sol, praia, natureza, ecoturismo e cultura.

As datas do Roadshow Visit Brasil foram as seguintes:

– Montevidéu, Uruguai: 19 de fevereiro;
– Buenos Aires, Argentina: 20 de fevereiro;
– Santiago, Chile: 22 de fevereiro;
– Lima, Peru: 26 de fevereiro;
– Bogotá, Colômbia: 27 de fevereiro.

A ação é uma colaboração entre a Embratur e o Sebrae, com apoio do Ministério do Turismo, do Ministério das Relações Exteriores e das representações diplomáticas brasileiras no exterior. O roadshow faz parte de uma série de ações da Embratur para expandir o diálogo com o setor e fortalecer a presença e imagem do Brasil na América Latina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *